quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Filosofia e Conjecturas

Quero registrar aqui alguns pensamentos que eu acho pertinentes à esse e aos outros blogs que mantemos sobre as viagens.

São algumas ideias e comentários que penso serem importantes como esclarecimentos sobre o carater e personalidade dos nossos relatos.

Em 1º lugar, preciso esclarecer que os relatos que fazemos são, antes de qualquer coisa, um histórico para uso nosso mesmo, para mostrar aos nossos amigos, parentes e à todos os que se interessam por isso, sem querer de forma alguma mostrar algo, ou tentar se sobressair sobre alguém. Nosso objetivo é exclusivamente ter uma lembrança de tudo o que fazemos.

Quanto mais o tempo passa, posso afirmar com mais segurança que nós não somos nada! Somos ninguém! Somos tão importante quanto qualquer pessoa que conhecemos! Quero acreditar que esse pensamento é o principal em nossas ações.

Nesta semana, uma semana muito importante para o motociclismo brasileiro, semana do Salão das 2 Rodas, estamos trabalhando lá, e vendo muita coisa que nos ensina tudo isso que falei antes. Empresas baseadas na prepotência, na mediocridade e no interesse descarado exclusivo no dinheiro. A motocicleta e o motociclista levados muitas vezes para segundo plano, muitas vezes perdem a oportunidade de enxergar que o "cliente", seja o padrão que tiver, a experiência que tiver, é um motociclista em primeiro lugar. Que humildemente está ali para curtir, para ver novidades, conversar sobre o que mais gosta, mostrar aos seus filhos, familiares, o que existe nessa afinidade, o que move todo esse mercado.
Tenho visto ali tanta estupidez, tanta mesquinharia, tanto trabalho inútil, focado somente no ganho, nada na amizade.

Pela primeira vez me pego trabalhando para um cliente que não é e nem será meu AMIGO.
Todos até então o eram! Olhem, pra mim isso é bastante estranho.

Em contra partida, vejo e atendo motociclistas de várias idades e experiências. Aprendi com o tempo sobre a moto, que não devemos subestimar um motociclista! Nem quanto à sua moto, que é uma retardês, e nem quanto ao que ele tem como "currículo".

Nesses dias tive o prazer de conhecer gente de todos os tipos, viajantes com históricos invejáveis, porém extremamente humildes. Gente que só quem puxa um papo sem segundas intenções pode conhecer.

Vejo também aqueles que se vêem totalmente diferentes do que demonstram ou o que realmente são. Que fizeram ou vão fazer uma viagem e por esse motivo são ou serão algo que pouco importa. Vejo os que com muito esforço fizeram sua primeira grande viagem, e o orgulho que provêem desse feito os fazem sentir e expressar de forma exemplar o real motivo de andarmos de moto.

Tenho alguns ídolos no motociclismo. Você provavelmente não os conhece, vou dizer por que, por que se tornaram meus ídolos, após muito esforço meu em convencê-los a me contar suas conquistas.
Posso dar como exemplo um amigo de Camburiu, o Juan. Este já andou a América do Sul toda, entre outros locais e olhem, nunca divulgou, não precisa, ele é quem ele é e não o que acha que os outros vêem nele. Isso pra mim é o significado do agir, do fazer. Posso citar outros viu, vários. Gente que não aparece, que não se divulga ou se perfaz.

Vou dizer uma coisa: cuidado com o que vai contar sobre seus feitos. Cuidado no sentido de talvez correr o risco de estar sendo ouvido por uma pessoa que já fez muitas vezes o que você está se vangloriando.

Chego sempre a conclusão, pensando assim, que sou nada! Que sou um bebê perto de todos que tenho a oportunidade de conhecer, isso sim é uma benção, ter essas oportunidades e conseguir percebê-las.

Sim, isso mesmo, isso é um desabafo! Cansei dessa necessidade idiota de se sobressair. Acho que tenho certa dificuldade e talvez até um certo preconceito com as vaidades desnecessárias, pelo menos quero pensar que eu seja assim, hehehe, até duvido de mim mesmo!

Meus melhores exemplos são próximos. A Chris é um deles. Uma mulher simples, relativamente pequena, aparentemente fraca, humilde, simples em tudo mesmo, consegue administrar uma vida, uma ou as vezes duas empresas, como se fosse um grande empresário, desses que aparecem na revista "Veja"!
Minha mãe, mulher que até anos atrás foi dona de casa, um dos trabalhos mais exigentes do mundo, e agora, acima dos 7.0, toca uma indústria, faz parte de uma etapa de fabricação das mais exigentes de uma empresa, que é o controle de qualidade.

Ontem, conheci um senhor, deve estar perto dos seus 70 também, de Araras, infelizmente não me recordo do seu nome, me contava que estava comprando um certo equipamento para sua esposa, parceira de viagens, que sentia muito frio quando estavam viajando. Lógico que puxei o papo o máximo que consegui. Pois bem, o cidadão viajou praticamente a América toda, antes numa Falcon e agora numa XRE 300. Conversamos horas, um papo bom, simples, sem querer se mostrar ou contar que fez ou deixou de fazer, somente papeando, somente trocando experiências, trocando não, me contando e eu absorvendo.

Bom, eu tinha que escrever isso tudo. Penso agora mesmo em meus filhos lendo isso um dia. Quero acreditar que de alguma forma vou conseguir mostrar à eles que nós somos iguais, todos nós que aqui estamos, vivendo essa vida. Que todos temos experiências à expor, que temos algo para transmitir um ao outro, seja uma experiência de viagem, seja uma receita de bolo, seja um gesto de amizade ou de carinho com qualquer outro ser humano que aqui esteja, participando e fazendo parte desse pequeno momento da vida em que estamos tendo a oportunidade de viver.

4 comentários:

  1. Que bom q já estão na estrada...
    Boa viagem!!

    SERGIO

    ResponderExcluir
  2. O que eu aprendi nessas andanças como garupa, ex medrosa, foi me superar a cada dia, meus medos, minhas incertezas e qdo digo que consegui rodar 10000km em um mês tem mulheres que acham incrível e é muito bom poder incentivá-las a acompanhar seus parceiros e mostrar o qto podem se sentir plenas numa viagem dessas. Não quero ser mais que ninguém, quero apenas ser mais que eu e meus medos.belas viagens!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. O que eu aprendi nessas andanças como garupa, ex medrosa, foi me superar a cada dia, meus medos, minhas incertezas e qdo digo que consegui rodar 10000km em um mês tem mulheres que acham incrível e é muito bom poder incentivá-las a acompanhar seus parceiros e mostrar o qto podem se sentir plenas numa viagem dessas. Não quero ser mais que ninguém, quero apenas ser mais que eu e meus medos.belas viagens!! Bjs

    ResponderExcluir